Um avião de passageiros russo, que transportava 73 passageiros e cinco tripulantes, caiu hoje em uma área remota do país, deixando todos a bordo mortos. Autoridades locais informaram que o avião decolou da cidade de Surgut e estava a caminho de Magas, mas perdeu contato com o controle de tráfego aéreo cerca de uma hora após a decolagem.

As equipes de resgate foram rapidamente enviadas ao local do acidente, mas as autoridades afirmaram que não havia sobreviventes. A causa da queda do avião ainda é desconhecida, mas as autoridades russas já iniciaram as investigações para descobrir o que causou o acidente.

O avião envolvido no acidente era um Antonov An-26, um modelo desenvolvido na União Soviética nos anos 1960 e que ainda é usado em muitos países em todo o mundo. Apesar de seu histórico de segurança, o modelo tem sido associado a vários acidentes nos últimos anos.

Tanto as operadoras russas quanto as internacionais que utilizam esse modelo foram alertadas sobre problemas de segurança desses aviões mais antigos. A maioria das operadoras nacionais russas já retirou seus aviões Antonov An-26 de serviço pela idade e outros problemas de confiabilidade.

As autoridades russas afirmaram que estão avaliando todas as possíveis causas do acidente, inclusive as condições climáticas da região e possíveis falhas mecânicas. Ainda não se sabe quando será divulgado o relatório final sobre o acidente, mas os investigadores continuarão a analisar os destroços do avião e a entrevistar testemunhas.

A queda desse avião é o mais recente acidente aéreo na Rússia, que tem um histórico de segurança ruim em suas operações aéreas. Embora a maioria das companhias aéreas russas tenha melhorado suas práticas de segurança, ainda há muitas preocupações em relação às condições de seus aviões e o tráfego aéreo em geral.

Esse acidente deve aumentar o escrutínio em torno da segurança dos Antonov An-26 e dos aviões mais antigos em geral. As autoridades de aviação em todo o mundo estão olhando para a segurança desses modelos mais antigos à medida que continuam a envelhecer e são retirados de serviço gradualmente.

As famílias das vítimas já começaram a prestar homenagem aos seus entes queridos que morreram nesse trágico acidente. A Rússia também está em luto pela perda de 78 pessoas em um acidente que não deveria ter acontecido.